Objectivos

Aspectos inovadores

O projecto X Aero Structures concentrou-se em quarto aspectos inovadores centrais:


1. Novos conceitos de operação

O consórcio propunha-se a definir novos conceitos de operação para sistemas UAV, essenciais para o desenvolvimento de uma solução integrada.

Outputs esperados seriam os requisitos operacionais para o UAV definido em função de um mercado alvo e que integraram depois os conceitos de operação que, por sua vez, foram traduzidos em requisitos de engenharia.

O enfoque do consórcio centrou-se na vigilância da costa portuguesa sendo que actualmente continua a não existir qualquer conceito de operação UAV que se adeqúe convenientemente ao tipo de missões previstas.



2. Novas metodologias de processo de produção e novos materiais de fabrico

Existem no mercado várias soluções tecnologicamente complexas para processos de produção aeronáutica, que incluem a incorporação de materiais compósitos avançados. Contudo, dada a inexistência de conceitos operacionais perfeitamente adequados ao contexto considerado pelo consórcio X Aero Structures, naturalmente, não existem também metodologias de produção e materiais especificamente identificados para o fabrico da aero-estrutura pretendida.



3. Novas metodologias de testes e ensaios

No seguimento do descrito anteriormente, também as metodologias de testes e ensaios associadas ao projecto precisaram integrar os aspectos específicos da plataforma desenvolvida e responderam da forma mais adequada às suas exigências específicas.

Esta componente constitui-se como fundamental e embora seja conhecido o contexto normativo nacional e internacional, os aspectos de preparação para a certificação de sistemas não tripulados são ainda altamente inovadores no panorama nacional, pelo que a análise e definição das metodologias de testes de ensaios foram outro objectivo do projecto.



4. Novas metodologias de certificação – definição de processo inicial de suporte

A componente de certificação latente no X Aero Structures é uma das suas características mais inovadoras, na medida em que o projecto previa o estudo aprofundado de requisitos de certificação aeronáutica para aplicação civil em Portugal. O facto de não existir, a nível internacional, um quadro legal que regule este processo, fez com que a sua incorporação no projecto fosse algo novo.

Esta necessidade de aprendizagem simultânea por parte dos promotores e das autoridades competentes na certificação (especialmente o INAC), trouxe uma grande componente de desafio ao X Aero Structures mas permitiu ao consórcio estar mais familiarizado com as exigências do mercado internacional e com o processo de suporte ao próximo passo, a certificação.



Ao cumprir estes objectivos o consórcio destaca-se também do mercado em que está a trabalhar e pretende valorizar economicamente os resultados alcançados e essencialmente, capacitar as entidades que o constituem para uma penetração nos mercados nacional (a curto e médio prazo) e internacional (a mais longo prazo), num nicho pouco explorado e muito exigente em termos de capital tecnológico e inovação.

De acordo com os principais objectivos técnicos e económicos definidos o projecto foi estruturado em diversas actividades e, como referido anteriormente, promovendo as mais-valias de cada entidade envolvida.